Artigo | edição 4 | Janeiro-Abril de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: html | pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O «slogan» publicitário: algumas estratégias argumentativas |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Edson Santos Silva / Wilma Rigolon |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Na sociedade de consumo, a publicidade ocupa lugar de destaque, pois apresenta uma linguagem elaborada que visa influenciar as pessoas na compra de produtos e/ou idéias, bem como pode proporcionar mudança de comportamento. Assim, para que o consumidor seja mais atento e crítico, deve conhecer alguns elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público. Neste trabalho, serão analisadas algumas técnicas discursivas presentes na linguagem publicitária, no caso, o «slogan» publicitário de natureza verbal, evidenciando a força persuasiva do enunciado proposto. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
«slogan», persuasão, estratégias argumentativas | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Edson Santos Silva: Doutorando em Língua Portuguesa na FFLCH-USP. Professor de Língua Portuguesa e Literaturas, na UniSant’Anna e coordenador de oficinas pedagógicas. E-mail: jeremoabo@ig.com.br.
Wilma Rigolon: Mestre em Língua Portuguesa na PUC-SP e graduada em Pedagogia. Professora de Língua Portuguesa, Lingüística e Prática de Ensino nas Faculdades Integradas Teresa Martin/Uniesp. Coordenadora de oficinas pedagógicas. E-mail: wilma.rigolon@itelefonica.com.br.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||