Artigo | edição 4 | Janeiro-Abril de 2009
Texto completo: html | pdf
 
Mídia e religião: estratégias de “cura” financeira pela IURD
 
Carlos Renan Samuel Sanchotene / Viviane Borelli
 
Resumo:
   
O presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de midiatização do campo religioso e as estratégias de captura dos fiéis, a partir do programa televisivo religioso «A hora dos empresários», da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Transmitido pela Rede Record de Televisão, o programa é destinado às pessoas que buscam uma solução para a crise financeira. Com estratégias distintas, os pastores oferecem ajuda aos telespectadores por meio dos serviços de auto-referencialidade do próprio discurso religioso. O estudo evidencia que a “cura” financeira, as conquistas e vitórias só podem ser alcançadas dentro do templo.
Palavras-chave:
   
  midiatização, religião, televisão, Igreja Universal do Reino de Deus
O autor:
 
 
Carlos Renan Samuel Sanchotene: mestrando em Ciências da Comunicação pela Unisinos (bolsista CAPES) e colaborador do projeto de pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel”, financiado pelo CNPQ. E-mail: carlos_sanchotene@yahoo.com.br.

Viviane Borelli: Professora doutora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria, RS. Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Pesquisadora do CNPQ, coordenadora do projeto de pesquisa “Mídia e religião: um estudo dos novos dispositivos de contato entre o mundo da fé e o fiel”. E-mail: viviborelli@unifra.br.

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar