Artigo | edição 1 | Julho-Dezembro de 2007
Texto completo: html | pdf
 
Wiki: uma experiência pedagógica
 
Mayra Rodrigues Gomes / Rosana de Lima Soares / Andrea Limberto Leite
 
Resumo:
   
As novas tecnologias associadas à internet trouxeram uma abertura de possibilidades para as produções artísticas e do mundo empresarial em geral. Neste trabalho, analisamos a adoção da ferramenta wiki em sala de aula tendo em vista tal abertura em relação à produção textual. O wiki nos permite questionar os parâmetros da linearidade do texto ao apresentar uma estrutura ramificada e, ainda, investigar a problemática da autoria, se supomos que uma de suas principais características é a autoria coletiva, princípio que define sua função. Assim, através da inovação apresentada na estrutura de edição textual, propomos uma investigação sobre seus efeitos em sala de aula, concentrando-nos especificamente em disciplinas da graduação em jornalismo.
Palavras-chave:
   
  Novas tecnologias, educação, wiki, produção textual, autoria.
O autor:
 
 
Mayra Rodrigues Gomes é professora livre docente do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisadora principal, junto ao Projeto Temático, apoio Fapesp, do Eixo «O Poder e a Fala na Cena Paulista». Líder do projeto «Labirintos Textuais - investigação dos caminhos para a incorporação da ferramenta wiki em sala de aula», com apoio do CNPq. Autora, dentre outras obras, do livro «Poder no Jornalismo».

Rosana de Lima Soares é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, professora e pesquisadora do curso de Graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação desta mesma Escola. É autora de «Imagens veladas. Aids, imprensa e linguagem» (São Paulo, Annablume, 2001) e de diversos artigos científicos.

Andrea Limberto Leite é doutoranda do programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP. Concluiu mestrado na mesma instituição com o trabalho «O traçado da luz – um estudo da sintaxe televisiva em reportagens telejornalísticas».

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar