Artigo | edição 1 | Julho-Dezembro de 2007 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Do silêncio à enunciação: formação de identidades nas narrativas de Moacyr Scliar |
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Barbara Heller |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A premissa de Tzvetan Todorov sobre a importância de o sujeito, quando fora de seu país de origem, reconhecer seu lugar de enunciação para continuar a existir, serviu como ponto de partida para analisar, em quatro narrativas de Moacyr Scliar, como cinco de seus personagens, exilados de primeira ou segunda geração no Brasil, buscaram este lugar, criando, para isso, novas identidades ou tornando-se híbridos. Edward Said, que escreveu sobre exílio; Stuart Hall, sobre identidade e, finalmente, Nestor Canclini, sobre culturas híbridas, forneceram o suporte teórico para a análise. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Identidade, exílio, cultura. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Doutora em Teoria Literária (IEL/Unicamp) e mestre em Comunicação (ECA/USP). Docente do Mestrado em Comunicação da Universidade Paulista (Unip) e do Centro Universitário Fundação Santo André, na graduação em Letras. |
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