Artigo | edição 1 | Julho-Dezembro de 2007
Texto completo: html | pdf
 
Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais
 
Ivan Paganotti
 
Resumo:
   
O artigo trata da cobertura dos correspondentes internacionais sobre o Brasil. A partir da análise dos textos publicados entre 2002 e 2005, o estudo traça um perfil das imagens e estereótipos mais utilizados para representar uma identidade nacional. A pesquisa foca os textos publicados em «The New York Times» (EUA), «El Mundo» (Espanha), «Diário de Notícias» (Portugal), «The Guardian» e «The Observer» (ambos da Inglaterra), «Página/12» e «El Clarín» (ambos da Argentina). Por meio da análise de discurso crítica, a avaliação quantitativa e qualitativa apontou as estratégias utilizadas pelos correspondentes para construir as imagens coletivas referentes ao país. A temática e os processos de estereotipia predominantes foram organizados em quatro grupos de representações de diferentes “Brasis”: um “verde”, sobre a preservação e a depredação ambiental; outro “de lama”, corrupto e pobre; um “sangrento”, sobre a violência e as drogas; e outro “de plástico”, rico, carnavalesco e à venda para os turistas.
Palavras-chave:
   
  Correspondentes internacionais, Brasil, identidade nacional, estereótipos, análise crítica de discurso.
O autor:
 
 
Jornalista freelancer formado pela Universidade de São Paulo, professor de Jornalismo do Colégio Stockler.
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar