Artigo | edição 2 | Janeiro-Junho de 2008
Texto completo: html | pdf
 
Informação e produção de sentido: a integração da categoria recepção no processo documentário-informacional
 
Marilda Lopes Ginez de Lara / Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo
 
Resumo:
   
As tecnologias da informação e da comunicação ainda não respondem integralmente às questões do acesso à informação semântica, razão pela qual continuam pertinentes os investimentos em metodologias de organização prévia da informação. Ao comparar a sociedade da informação com a sociedade de massa emerge a importância da categoria da recepção. Como inserir tal categoria nos procedimentos documentários, como entendê-la no âmbito da circulação social da informação e do conhecimento são indagações recorrentes que apresentam, no entanto, avanços tímidos no que tange às respostas dadas. O presente trabalho propõe a integração da categoria da recepção no processo documentário através da noção de interação, substituindo a idéia de usuário ideal pela de sujeito social. Pressupõe-se que um sistema de recuperação da informação apresente-se como máquina produtora de sentido, valendo-se de linguagem documentária que contemple invariavelmente a oferta de opções, segundo as especificidades qualificadas das demandas informacionais.
Palavras-chave:
   
  Recepção, sociedade de massas, linguagem documentária, processos documentários, comunicação documentária, lingüística documentária, terminologia.
O autor:
 
 
Marilda Lopes Ginez de Lara é professora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP.

Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar