Artigo | edição 1 | Julho-Dezembro de 2007 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Manifestação de recursos poéticos em dois filmes do Cinema Novo |
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Eduardo Peñuela Cañizal |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As considerações que se seguem têm como objetivo levantar uma hipótese de leitura fundamentada no atinente ao papel que alguns recursos retóricos desempenham em «Vidas Secas» e «Terra em Transe». Além disso, tentarei avaliar o alcance dessas hipóteses através de um exercício de interpretação que me permita estabelecer diferenças na manifestação do poético, entendido no âmbito das ciências da linguagem, nessas duas obras. Para tanto, farei, inicialmente, observações de caráter geral destinadas a esclarecer os pontos básicos em que se apóia a leitura, que mais adiante realizo, de fragmentos dos filmes. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Poética, «Vidas Secas», «Terra em Transe», ciências da linguagem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Professor titular da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Paulista (Unip). |
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