Artigo | edição 5 | Maio-Agosto de 2009
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A comunicação popular como ferramenta para a construção da cidadania
 
Cristiane Reimberg
 
Resumo:
   
A comunicação popular deve contribuir para a construção da cidadania na comunidade. Segundo Peruzzo (1991), essa é uma comunicação emergente que vem do povo ou tem a ver com ele. É a partir desse conceito que refletimos sobre o papel desse tipo de comunicação para o conhecimento de direitos e deveres e para a prática da cidadania. Também analisamos como essa comunicação, que valoriza a comunidade, pode acontecer em uma sociedade de massa, fazendo uma relação com o jornalismo. Nesse sentido, utilizamos Heller (1989) como fonte sobre a comunidade e a prática cotidiana. Já em relação ao jornalismo, teremos como base Gentilli (2005). A questão da cidadania, por sua vez, será abordada a partir de Manzini-Covre (1993), que mostra a cidadania como o próprio direito à vida em sentido pleno, um direito que deve ser construído coletivamente.
Palavras-chave:
   
  Comunicação popular, cidadania, jornalismo.
O autor:
 
 
Graduada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2002), especialista em jornalismo social pela Cogeae (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão) da PUC/SP (2006) e Mestranda em Ciências da Comunicação, no PPGCOM, da ECA/USP. Ingressou no Programa em 2007 e pesquisa a comunicação na Pastoral da Criança.
 
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