Artigo | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: html | pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A narratividade do discurso jornalístico – A questão do outro |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Fernando Resende |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este artigo faz uma análise comparativa da escritura fílmica de dois documentários, Falcão – os meninos do tráfico e Notícias de uma guerra particular, que, considerados de cunho jornalístico, devem nos auxiliar a refletir acerca da representação do Outro, levando em conta algumas das amarras epistemológicas que, de uma perspectiva hegemônica, têm orientado a reflexão sobre o campo do Jornalismo. Considerando tanto o avanço tecnológico que propicia e exacerba a produção dos discursos midiáticos como a noção de um poder, de caráter libidinal (Castro-Gómez), que se instala nas sociedades globalizadas, este artigo problematiza a produção dos discursos jornalísticos, provocando uma reflexão em torno do que os Estudos Culturais hoje enfrenta como desafio: lançar-se a uma teoria crítica da sociedade contemporânea. Cientes da polarização e da pulverização das falas na atualidade, acompanhamos Foucault e, à luz do pensamento de Flusser sobre as imagens técnicas e suas informações indicativas, sugerimos que, na perspectiva do discurso jornalístico, é fundamental compreender os modos de encenação das notícias. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Jornalismo, linguagem, cultura, representação. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor do livro Textuações – ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (Annablume/Fapesp, 2002). |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||