Artigo | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009
Texto completo: html | pdf
 
A importância da produção discente na graduação em comunicação social: o caso da revista Anagrama
 
Eliza Casadei & Rafael Venancio
 
Resumo:
   
O presente artigo busca analisar o papel dos periódicos científicos voltados à publicação de artigos produzidos por pesquisadores discentes da Graduação, especialmente aqueles do campo das Ciências da Comunicação e de sua graduação correlata, a Comunicação Social. Através do estudo do caso da revista Anagrama, o objetivo aqui é verificar os caminhos de pesquisa delineados pelos graduandos de diversas instituições brasileiras de pesquisa que submeteram artigos a essa publicação nesses dois anos de sua existência. Além disso, há a reflexão acerca do papel organizacional do periódico científico como um todo, bem como a promoção da interdisciplinaridade.
Palavras-chave:
   
  Comunicação social, graduação, produção discente, artigos científicos, interdisciplinaridade.
O autor:
 
 
Eliza Casadei é mestranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Também é colaboradora do livro Palavras Proibidas: pressupostos e subentendidos na censura teatral. O presente trabalho foi realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Brasil).


Rafael Venancio é mestrando em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na área de concentração I: Teoria e Pesquisa em Comunicação e graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP. Bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Também é autor dos livros Difusão Metropolitana e Divulgação Científica (Plêiade, 2007) e Jornalismo e Linha Editorial (E-papers, 2009).

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar