Artigo | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A esfera simbólica da produção - estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital |
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Vander Casaqui |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As estratégias de representação do mundo do trabalho são analisadas nesse trabalho, na tradução do sistema produtivo da cerveja Bohemia para o meio digital, em função do universo simbólico de sua marca. Dessa forma, a Fábrica Bohemia, espaço virtual que é objeto da análise, é uma construção discursiva da produção de cerveja para sustentar e ampliar as significações intangíveis da mercadoria. Essa versão midiática da produção é reificada, mercadorizada para o consumo simbólico a partir de processos de publicização – conceito que amplia o sentido da publicidade como mensagem de fundo comercial restrita a espaços delimitados de veiculação. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Consumo, publicização, mídia digital, mundo do trabalho, comunicação. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Vander Casaqui é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). |
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