Dossiê | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Caravana Farkas: uma experiência dos cinemas direto/verdade no Brasil? |
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Marcius Freire |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este artigo pretende lançar um olhar para os filmes que fizeram parte da Caravana Farkas procurando suas homologias com os cinemas direto e verdade. Serão buscados os traços distintivos desses filmes em relação à história do documentário brasileiro, considerando que tanto o cinema direto quanto o cinema verdade nascem quase que simultaneamente na França, nos Estados Unidos e no Canadá em torno de nomes como Jean Rouch; os irmãos Maysles, Leacock e Pennebaker; e Michel Brault, respectivamente. Dessa forma, serão levantados pontos de aproximação e distanciamento quanto às possibilidades de tratar os filmes da Caravana Farkas como participantes, no Brasil, desses movimentos. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Caravana Farkas, documentário, cinema verdade, cinema direto, cinema brasileiro. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Professor livre docente no Departamento de Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp. |
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