Dossiê | edição 6 | Setembro-Dezembro de 2009 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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O Saci e Procissão dos Mortos – Auto-referência fantástica no cinema paulista |
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Laura Cánepa |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente artigo propõe uma comparação entre os filmes O Saci (Rodolfo Nanni, 1953) e Procissão dos Mortos (Luis Sérgio Person, 1968), examinando a releitura que o segundo faz do primeiro a partir da visão da resistência à ditadura e da construção de um significado mítico para os jovens brasileiros envolvidos com a guerrilha. O que se deseja, com esta comparação, é rememorar filmes relativamente esquecidos pela historiografia e mostrar que, apesar do atual esquecimento, tratava-se de obras que estabeleceram um importante diálogo entre si, promovendo um curioso elo entre o cinema paulista dos anos 1950 e dos anos 1960, através de um incipiente trabalho com o gênero fantástico. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cinema brasileiro, fantástico, O Saci, Procissão dos Mortos, Luis Sérgio Person. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Doutora em Multimeios pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (MeCom–Anhembi Morumbi).
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