Artigo | edição 7 | Janeiro-Junho de 2010 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Linguagem cinematográfica como inscrição da marginalidade na produção de documentários brasileiros pós-1993 |
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Gustavo Souza |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presença dos setores sociais vinculados diretamente ao contexto de marginalidade e violência urbana tem sido recorrente na produção de documentários brasileiros dos últimos anos. Entender este movimento requer voltarmos as atenções não apenas para os depoimentos que tratem do contexto social, econômico e urbano dos grandes centros brasileiros, mas também para o uso da linguagem cinematográfica como um recurso que materializa a condição marginal dos depoentes. Tal aspecto revela a importância do diálogo com outros gêneros audiovisuais para a apreensão desses elementos, que posteriormente revelarão uma possível “estética da marginalidade”. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Documentário, linguagem cinematográfica, marginalidade. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Gustavo Souza é doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFPE. |
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