Artigo | edição 7 | Janeiro-Junho de 2010
Texto completo: html | pdf
 
Propostas e possibilidades acerca de um cinema em grid no Brasil
 
Alfredo Luiz Suppia e Cícero Inácio da Silva
 
Resumo:
   
Este artigo pretende discutir a proposta de um sistema nacional, público e gratuito de difusão/circulação de conteúdo audiovisual em formato digital, fruto de discussões no âmbito do eixo Memória do I Seminário Internacional Fórum de Cultura Digital Brasileira, de 18 a 21 de novembro de 2009, em São Paulo. A idéia é que qualquer cidadão brasileiro tenha acesso gratuito e remoto a conteúdo audiovisual digital em alta definição (720p, 1080p, 1080i e/ou 2K), originário de arquivos e cinematecas dos mais diversos pontos do país. Tal projeto, um grid nacional de cinema e audiovisual, parte de experiências e projetos nacionais e internacionais como o CineGrid (http://www.cinegrid.org/), a exibição intercontinental de cinema 4K por ocasião do FILE 10 - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (http://www.file.org.br/), de 28 de julho a 30 de agosto de 2009, em São Paulo, a Rede da Memória Virtual Brasileira (http://bndigital.bn.br/) e o Ponto Cine (http://pontocine.blogspot.com/).
Palavras-chave:
   
  Cinema, tecnologia, redes, tecnocultura.
O autor:
 
 
Alfredo Luiz Suppia é professor de Cinema do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design no Instituto de Artes e Design e no Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UFJF.

Cícero Inácio da Silva é professor do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design no Instituto de Artes e Design e no Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Pesquisador na área de tecnologias digitais, mídias e coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil, além de pesquisador associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD).

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar