Artigo | edição 8 | Julho-Dezembro de 2010
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A representação do ato de fumar no processo de construção do Ethos
 
Hilton Castelo
 
Resumo:
   
O objetivo deste artigo é analisar imagens do enunciador e do co-enunciador, em um discurso de natureza não-verbal que tenha o cigarro como elemento comunicacional emblemático, sustentando-se na sintaxe do ver, conforme Landowski, e na teoria do ethos, na perspectiva de Eggs, Amossy e Maingueneau. Para tanto, a partir de foto jornalística veiculada numa coluna social do jornal Folha de S. Paulo, discutem-se os regimes de visibilidade, a construção do ethos e sua força comunicacional, a cena da enunciação, para, enfim, analisar o ato de fumar em um ethos específico.
Palavras-chave:
   
  Regimes de visibilidade, ethos, cena da enunciação, ato de fumar.
O autor:
 
 
Mestrando em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná), especialista em Leituras de Múltiplas Linguagens (PUC-PR), graduado em Publicidade e Propaganda (UFPR). Professor de Publicidade e Propaganda (Universidade Positivo-PR).
 
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