Artigo | edição 8 | Julho-Dezembro de 2010
Texto completo: html | pdf
 
O corpo-produto perfeito: estratégias discursivas de beleza da revista Nova
 
Anelise Rublescki
 
Resumo:
   
Este artigo considera o jornalismo como um lugar discursivo, um campo de produção e circulação de sentidos, estruturado por um contrato de leitura entre o enunciador e o leitor. Através da perspectiva da Análise de Discurso Francesa, evidencia as estratégias discursivas da revista Nova, uma publicação que potencializa a produção de sentidos em torno de um padrão estético inacessível para a maioria das mulheres.
Palavras-chave:
   
  Jornalismo, análise do discurso, revista Nova, estratégias discursivas.
O autor:
 
 
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Comunicação/Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal do Rio de Janeiro/CNPq/Ibict, jornalista. Bolsista Capes.
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar