Dossiê | edição 8 | Julho-Dezembro de 2010
Texto completo: html | pdf
 
Três estratégias para uma mesma experiência estética: em torno do “periférico” na cultura massiva
 
Gelson Santana
 
Resumo:
   
Este artigo se constitui a partir do estudo dos filmes "Cidade de Deus", "Gomorra" e "Distrito 9", buscando apontar três estratégias que servem de base ao processo de passagem, de agenciamento e de reestruturação a que um contexto "local" se expõe na sua transformação em "global", nas narrativas audiovisuais contemporâneas construídas em torno da idéia de "periférico". Observa-se de que forma tais estratégias estão diretamente ligadas à experiência estética posta hoje em circulação por uma conjuntura que aparentemente se tornou independente, na medida em que não mais emerge diretamente do espaço social, mas que toma como referente os meios de comunicação massivos.
Palavras-chave:
   
  Periférico, estética, filme, local, global.
O autor:
 
 
Professor do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (SP).
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar