Dossiê | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011
Texto completo: html | pdf
 
Bossa Nova como régua e compasso: apontamentos sobre a crítica musical no Brasil
 
Marildo José Nercolini
 
Resumo:
   
Este ensaio pretende refletir sobre a crítica musical massiva no Brasil, atendo-se ao período compreendido entre o final dos anos 50 e a década de 60. A hipótese aqui levantada é que os parâmetros em termos de valores estético-musicais aí construídos tornaram-se hegemônicos nos anos posteriores, tendo a Bossa Nova e, sobretudo João Gilberto, como marcos desse processo. Para isso, inicialmente se faz uma reflexão em torno da questão da crítica em termos gerais para posteriormente se fixar na análise do período proposto e da hipótese apresentada.
Palavras-chave:
   
  Crítica, crítica musical brasileira, Bossa Nova.
O autor:
 
 
Professor do Departamento de Estudos Culturais e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar