Artigo | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A voz do sujeito marginal nas obras Acidente de trabalho de Eugênio Sigaud e Construção de Chico Buarque |
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Liliane Barros O. Delorenzi |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A partir da relação entre o verbal e o pictórico, o trabalho apresenta conceitos bakhtinianos sobre o signo como arena em que se desenvolve a luta de classes. Utilizou-se como corpus a música de Chico Buarque Construção e a pintura de Eugênio de Proença Sigaud Acidente de trabalho. Nesse contexto, é possível observar como as personagens se constroem em ambas as artes, como as vozes centrífugas e as posições ideológicas dos sujeitos se assumem perante uma sociedade opressora e mecanicista. Para tanto, relacionamos as obras a fatores externos de ordem social, histórica e cultural. A fundamentação teórica do trabalho foi baseada no pensamento de Mikhail Bakhtin e outros autores que retomam em seus trabalhos os princípios desse autor.
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Sujeito, força centrífuga, trabalho, sociedade, luta de classes. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Possui graduação em Letras (português/inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em pedagogia pela Universidade Iguaçu. É especialista em docência do ensino superior e psicopedagogia pela Universidade Iguaçu. Mestre em literatura e educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é aluna bolsista da Capes e professora licenciada da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. |
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