Artigo | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: html | pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O modelo sociológico revisitado no documentário político Encontro com Milton Santos. O mundo global visto do lado de cá |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
María Celina Ibazeta |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este artigo se propõe a trabalhar com o documentário de Silvio Tendler Encontro com Milton Santos. O mundo global visto do lado de cá (2006), analisando a coerência entre sua proposta temática (a defesa dos direitos dos setores populares) e sua forma. Para isso, considero fundamental a concepção do modelo sociológico de Jean-Claude Bernardet. As categorias elaboradas por Bernardet continuam vigentes para revisar as complexas relações entre poder e imagem no discurso do documentário político. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Documentário político, documentário brasileiro contemporâneo, modelo sociológico. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Doutora pela State University of New York (SUNY) at Stony Brook, sob orientação de Kathleen Vernon. Mestrado em literatura hispânica e bacharelado em letras pela Facultad de Filosofía y Letras (Universidad Nacional de Tucumán, Argentina). Especialização em literatura e cinema latino-americano contemporâneo. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||