Artigo | edição 9 | Janeiro-Junho de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Texto completo: html | pdf | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Desired Objects of Denys Arcand |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Renira Rampazzo Gambarato |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esse artigo apresenta uma taxonomia para analisar objetos em filmes e aplica essa metodologia ao trabalho do diretor canadense Denys Arcand. Essa categoria de estudo busca identificar e analisar como os objetos cotidianos mais representativos são usados nos filmes. Este artigo avalia os três filmes seguintes: Le déclin de l´empire américain (O declínio do Império Americano, 1986), Les invasions barbares (As invasões bárbaras, 2003) e L’âge des ténèbres (A era da inocência, 2007). Esta pesquisa foi desenvolvida na Concordia University (Montreal, Canadá) e teve apoio do Foreign Affairs and International Trade do Canadá (DFAIT). |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Análise fílmica, design, objetos, Denys Arcand. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Post doctorate in film atudies and aemiotics at Concordia University, Canada; PhD in communication and semiotics at São Paulo Catholic University, and Kassel University, Germany; master in communication and semiotics at São Paulo Catholic University and bachelor of industrial design at São Paulo State University. Since 2009, works at the University of Qatar as assistant professor of MFA in design studies. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
voltar | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||