Dossiê | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011
Texto completo: html | pdf
 
Media Literacy: uma experiência brasileira
 
Lilian C. Santos e Fabio N. Akhras
 
Resumo:
   
O presente trabalho teve como objetivo a formulação e aplicação de um curso de Media Literacy – Alfabetização em Mídias, que levasse em conta o contexto sócio-econômico e psicossocial das crianças brasileiras. Esse curso, num primeiro momento, visa a desconstrução dos conteúdos midiáticos presentes na vida dos alunos. Essa desconstrução se dá pela verificação do emissor, da mensagem e do receptor, da análise da linguagem cinematográfica e televisiva, e dos mecanismos da publicidade. Dividimos o curso em análise de linguagem e discussão de conteúdos que sejam relevantes para a formação social das crianças, bem como para o aumento de seu repertório audiovisual.
Palavras-chave:
   
  media literacy, alfabetização em mídias, linguagem de cinema, linguagem de televisão, propaganda.
O autor:
 
 
Lilian C. Santos é raduanda do bacharelado em Midialogia do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fabio N. Akhras é doutor em Educação pela Universidade de Leeds (Inglaterra), é professor do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Grupo de Tecnologias de Mídia para a Inclusão Social do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar