Dossiê | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011
Texto completo: html | pdf
 
Análise de cobertura jornalística: um protocolo metodológico
 
Gislene Silva e Flávia Dourado Maia
 
Resumo:
   
O acontecimento jornalístico pode ser observado e analisado por meio das marcas que o processo de produção da notícia deixa no próprio produto acabado. Retomando apontamentos sobre alguns dos entraves teórico-metodológicos que se interpõem à ampliação e ao aprimoramento das teorias do jornalismo, e sobre a necessidade de abordagens menos fragmentárias do fenômeno jornalístico, apresentamos um protocolo de análise de cobertura jornalística com o objetivo de possibilitar a apreensão do acontecimento jornalístico numa instância localizada entre o trabalho de bastidores da redação e as análises subseqüentes do conteúdo temático e do discurso no e sobre o mesmo acontecimento. A base teórica buscamos em Quéré, quando problematiza lugares da mídia para pensar o acontecimento.
Palavras-chave:
   
  acontecimento jornalístico, cobertura jornalística, produção jornalística, metodologia da pesquisa.
O autor:
 
 
Gislene Silva é professora no Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais (Antropologia) da PUC de São Paulo.

Flávia Dourado Maia é jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em jornalismo cientí-fico pela Unicamp e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar