Artigo | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011
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Jornalismo impresso na era digital: uma crítica à segmentação do público e à fragmentação do noticiário
 
Gabriela Nóra
 
Resumo:
   
A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação. O trabalho busca refletir sobre os processos de segmentação do público e de fragmentação do noticiário, no contexto da temporalidade imediata e da desvalorização da memória frente a um presente contínuo e efêmero. Um cenário no qual “textos curtos e em carreira suicida” tentam competir com a TV e a Web, em lugar de construírem os grandes gêneros que não se encontram em nenhuma delas.
Palavras-chave:
   
  jornalismo impresso, segmentação, novas tecnologias, temporalidade.
O autor:
 
 
Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC), da ECO/UFRJ.
 
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