Artigo | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Matrix e Zardoz: confluências de um universo cibercultural |
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Geraldo de Lima |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este artigo tem como objetivo fazer uma analise comparativa entre a trilogia do filme Matrix e outros filmes que abordaram a questão de mundos paralelos virtuais e do uso da tecnologia dentro do universo da cibercultura. A existência de elementos mitológicos, religiosos de mesma base imagética em Matrix, podem ser verificados em filmes da década de 70, como Zardoz (1974) e Westword (1973), da década de 80, como Tron (1982) e Videodrome (1983), e nos anos 90, como Cidade das Sombras (1998). Todos eles questionam a imersão no mundo virtual e na tecnologia como motivadora de modificações nos padrões de existência humana e da relação próxima entre os homens e as máquinas. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Matrix, cinema, cibercultura, Zardoz. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Geraldo de Lima é Mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em criação visual e multimídia pela Universidade São Judas Tadeu. Participa atualmente do grupo de pesquisa da UAM sobre o tema “O Sagrado e o Cinema”. |
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