Artigo | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011
Texto completo: html | pdf
 
A interatividade como protagonista na Current TV: uma nova forma de fazer televisão
 
Renata Barreto Malta
 
Resumo:
   
Por meio deste trabalho, pretendemos mostrar como a comunicação unilateral vem se modificando através da inserção do público no processo de produção do comunicado. A internet aparece como grande pivô de transformação, garantindo ao usuário o poder de interagir. Seguindo essa tendência, os outros meios, como a televisão, buscam maior interação com o seu público, ainda que ela não seja um meio de comunicação interativo em sua essência. Neste artigo, analisamos, como objeto de pesquisa, a Current TV, uma televisão americana via satélite e a cabo, que também está presente na internet, e tem como proposta a inclusão da audiência no processo de produção do conteúdo transmitido por ela. Percebemos, assim, que a emissora ora citada inova quando foca na interação mútua, e não apenas na reativa.
Palavras-chave:
   
  comunicação, interatividade, televisão.
O autor:
 
 
Doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Atualmente é bolsista CAPES. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, espetáculo e pós-modernidade.
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar