Artigo | edição 10 | Julho-Dezembro de 2011 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A comunicação multimédia no neorritualismo das festas transe |
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Emília Simão e Sérgio Tenreiro de Magalhães |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O culto da música electrónica nos rituais pós-modernos não se resume à reverência de um estilo musical, mas representa um novo estado de coisas. Existe uma relação entre o xamã do passado e o xamã do presente, incorporado pela figura do DJ. Ambos são o elemento-guia de um ritual, ao propiciarem viagens através de estados de consciência alternativos, exteriorizando o som, por um lado, de forma arcaica e, por outro, de forma tecnologicamente sofisticada. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
comunicação, multimédia, neorritualismo, música electrónica, transe psicadélico. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Os autores são estudantes da Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Católica Portuguesa |
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