Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Investigações sobre fotogenia: produção de afetos no cinema de John Cassavetes |
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Rodrigo Desider Fischer |
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Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente artigo tem como objetivo investigar o conceito de fotogenia no cinema e de compreender como a fotogenia, enquanto dispositivo cinematográfico, é alcançada nos filmes de John Cassavetes. Partindo das inquietações de Walter Benjamin, que identifica uma nova configuração nas artes com a reprodutibilidade técnica, este artigo pretende ampliar o conceito de fotogenia no cinema relacionando-o com sua capacidade de produzir afetos. |
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Palavras-chave: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
cinema; fotogenia; afeto; percepção; John Cassavetes. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O autor: |
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Doutorando na linha de pesquisa Processos composicionais para a cena, do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Ator desde 1995, é diretor do Grupo Experimental Desvio há dez anos e professor da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. rodrigofischer01@yahoo.com.br |
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