Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012
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Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games “kinect”
 
Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging e Vânia Ribas Ulbricht
 
Resumo:
   
O desenvolvimento tecnológico faz surgir novas formas de interação e participação no ambiente digital, onde os games se apresentam como importante artifício. Uma narrativa digital deve permitir ao usuário vivenciar categorias estéticas que estimulem o processo de imersão. Com o objetivo de relacionar essas categorias com as atuais formas de interação dos games, realiza-se um estudo de caso acerca da tecnologia kinect, que proporciona ao usuário o controle dos conteúdos através do corpo e da voz.
Palavras-chave:
   
  game; narrativa digital; interatividade.
O autor:
 
 
Raul é graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa e mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). raulbusarello@hotmail.com. Patrícia é graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Propaganda e Marketing e mestranda em Educação, na linha Educação e Comunicação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). patricia.big@hotmail.com. Vânia é professora doutora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ulbricht@floripa.com.br
 
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