Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012
Texto completo: html | pdf
 
Estratégias discursivas do pathos na Folha de S. Paulo: a emoção como argumento no jornalismo
 
Adélia Barroso Fernandes
 
Resumo:
   
O pathos, ou a emoção, é uma condição necessária (e não uma contradição aparente) do discurso jornalístico e promove uma ligação entre os interlocutores num contrato de comunicação. O jornalismo impresso pode utilizar-se dos efeitos da dramatização e do ludismo, por exemplo, buscando tocar o afeto do receptor, provocar nele certo estado emocional que seja favorável a uma visada de influência do produtor da notícia. Explicitaremos algumas formas de patemização, tentando recuperar pistas da emoção em alguns dados lexicais e sintáticos e no uso de termos comuns partilhados na nossa cultura. Para isso, tomaremos dois corpora publicados no jornal Folha de S.Paulo: uma matéria de 2008, intitulada “Aluna com paralisia depende da mãe para assistir à aula”, e uma crítica do ombudsman a essa notícia.
Palavras-chave:
   
  jornalismo; argumentação; emoção; pathos; Folha de S.Paulo.
O autor:
 
 
Doutoranda em linguística pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e professora do UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte). adeliabfernandes@gmail.com
 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar