Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012
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A informação como mercadoria: reflexões sobre os direitos humanos e a cultura da mídia
 
Fábio Souza de Cruz e Marcelo Oliveira de Moura
 
Resumo:
   
Este artigo traz reflexões sobre algumas problemáticas envolvendo a mídia tradicional e a questão dos Direitos Humanos na atualidade. Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, faz uma intersecção entre os veículos de comunicação de massa tradicionais e os Direitos Humanos, com o propósito de problematizar questões sobre ambos e apontar possíveis saídas. Para tanto, dentre outros autores, utilizamos os pressupostos desenvolvidos por Roland Barthes (1971), Joaquín Herrera Flores (2005) e Douglas Kellner (2001). Salientamos que não pretendemos generalizar resultados a partir de uma pesquisa bibliográfica, mas, sim, detectar tendências e vislumbrar possibilidades com base em uma amostra significativa de dados.
Palavras-chave:
   
  mídia; direitos humanos; globalização neoliberal.
O autor:
 
 
Professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pós-doutorado em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais (Sevilha/Espanha). fabiosouzadacruz@gmail.com

 

Doutorando em “Derechos Humanos y Desarrollo” (UPO/Sevilha). Professor na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Coordenador do Programa de Estudos de Direito Constitucional e Direitos Humanos do Curso de Direito da UCPEL. mardmoura@hotmail.com
 
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