Artigo | edição 11 | Janeiro-Junho 2012
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Jornalismo e meio ambiente: a contribuição dos meios de comunicação e o conceito de sustentabilidade
 
Pedro Celso Campos
 
Resumo:
   
Este artigo é uma reflexão sobre a contribuição que os meios de comunicação social podem dar ao debate público sobre os problemas ambientais. A Agenda XXI e vários outros documentos da ONU chamam atenção para a necessidade de informar e conscientizar a sociedade. Por outro lado, as Teorias da Comunicação têm sempre em comum o imperativo do emissor se fazer entender pelos receptores, de tal modo que eles possam ser agentes da mudança e não apenas passivos observadores. O primeiro passo, portanto, é estudar a questão ambiental, pautar adequadamente o tema e levar esclarecimento.
Palavras-chave:
   
  teoria da comunicação; sustentabilidade ambiental; MCM.
O autor:
 
 
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), tem pósdoutorado na mesma área pela Universidade de Sevilha (2008), integra o Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). pcampos@faac.unesp.br
 
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