Artigo | edição 2 | Janeiro-Junho de 2008
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Semiocapitalismo e mídia na modulação das afecções: de McLuhan a Todd Gitlin
 
Guilherme Nery Atem
 
Resumo:
   
Este artigo procura correlacionar as principais idéias de dois autores contemporâneos a respeito da nossa cultura audiovisual, promovida pelas mídias: Marshall McLuhan e Todd Gitlin. Inserida no contexto do Capitalismo Semiótico (Semiocapitalismo), a cultura midiatizada pode ser pensada como “forma”, mais do que como “conteúdo”. Os fluxos ou torrentes audiovisuais nos embalam cotidianamente, e isso traz certas reconfigurações subjetivas. Hoje, comunicar é mais importante do que os fatos comunicados. O objetivo do artigo é ensaiar questionamentos sobre a "forma-mídia", ou “império dos significantes”, aspecto central nas obras desses dois autores.
Palavras-chave:
   
  Semiocapitalismo, mídias, modulações, afecções.
O autor:
 
 
Doutor em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).
 
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