Artigo | edição 3 | Julho-Dezembro de 2008
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A presença da Esso na imprensa brasileira
 
Marcio de Souza Castilho
 
Resumo:
   
O artigo tem o objetivo de identificar alguns fatores sócio-históricos que levaram a empresa Esso Standard do Brasil a aproximar-se do campo jornalístico na década de 1950. Dentre as estratégias podemos destacar a criação do Repórter Esso, no rádio e na televisão, o investimento da empresa em publicidade na imprensa escrita e a constituição do Prêmio Esso de Jornalismo, o mais importante programa de reconhecimento do trabalho de jornalistas no país. Nesse processo, não há como dissociar a atuação da multinacional dentro de uma dinâmica social e política mais ampla.
Palavras-chave:
   
  identidade, imprensa, memória.
O autor:
 
 
Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: castilhorio@terra.com.br.Trabalho selecionado para o GT História do Jornalismo do VI Congresso Nacional de História da Mídia (Rede Alçar, 2008).
 
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