Dossiê | edição 3 | Julho-Dezembro de 2008
Texto completo: html | pdf
 
Digital Image and Cinema
 
Alberto J. L. Carrillo Canán e May Zindel
 
Resumo:
   
O novo cinema digital de Hollywood baseado na espetacularização a partir de computação gráfica levou os cineastas a trabalhar com equipes tecno-científicas concentradas no controle total da imagem, e é justamente a predominância da imagem que tende a simplificar os cenários cinematográficos. Esta simplificação parece rejeitar a velha idéia de que o cinema trata de “contar histórias por meio de imagens”, em vez de emancipar a imagem da narrativa. Isto caminha lado a lado com uma nova sensibilidade que negligencia a narrativa e está centrada no entretenimento, apesar das queixas feitas por intelectuals. Com isto, o novo cinema digital baseado no espetáculo reabre sob novas circunstâncias uma polêmica poética fundamental com origem no debate entre a pintura abstrata e a pintura figurativa: quais são as possibilidades específicas de cada meio?
Palavras-chave:
   
  poética, cinema digital, espetáculo, desnarrativização.
O autor:
 
 
Alberto J. L. Carrillo Canán is Doctor professor at Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). E-mail: acarrillo_mx@prodigy.net.mx


May Zindel is graduated at Unarte and Professor at Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (México). E-mail: zindel007@hotmail.com

 
Texto completo: html | pdf
 
 
voltar