Artigo | edição 3 | Julho-Dezembro de 2008
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Teias e tramas midiáticas: os discursos da Folha e da Veja na reconstituição do golpe contra Hugo Chávez
 
Gláucia da Silva Mendes
 
Resumo:
   
O controle exercido pelos conglomerados de mídia transnacionais sobre o setor de comunicações vem formando um ambiente propício à elaboração e à distribuição de produtos jornalísticos homogêneos, impregnados pela ideologia que rege o mundo globalizado. Tal propensão, por sua vez, é reforçada por um conjunto de fatores hegemônicos no processo de construção noticiosa. Neste contexto é que o presente artigo analisa a cobertura realizada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Veja sobre o golpe que afastou Hugo Chávez da presidência venezuelana por 48 horas, em abril de 2002.
Palavras-chave:
   
  conglomerados midiáticos transnacionais, newsmaking, ideologia.
O autor:
 
 
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFJF. E-mail: gs_mendes@yahoo.com.br
 
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