Caderno de Literatura e Cultura Russa

Normas

Normas para publicação

 

Serão submetidos à aprovação da Comissão Científica artigos e resenhas de livros especializados sobre temas no âmbito de literatura e cultura russa, da língua russa e da tradução do russo para outras línguas. Os trabalhos podem ser redigidos em português, russo, inglês, francês ou espanhol e devem ser inéditos.

 Em relação aos textos em português, pede-se a aplicação das novas regras de ortografia. Nas citações, aplica-se a ortografia do texto original citado

Os artigos passarão pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação crítica. O Comitê Editorial reserva-se o direito de possibilitar ou não o envio de parecer ao autor, quando solicitado.

Os direitos autorais dos trabalhos serão dos autores, os direitos de publicação serão da Universidade de São Paulo. As opiniões e ideias expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Os trabalhos deverão ser enviados como anexo de mensagem por correio eletrônico.


O trabalho deve obedecer à seguinte seqüência:

1. Título - centralizado, em negrito, com maiúscula só para letras iniciais. Fonte: Times New Roman 16.

2. Nome(s) do(s) autor(es) - à direita da página em negrito, duas linhas abaixo do título, com maiúscula só para as letras iniciais. Fonte: Times New Roman 12. Inserir nota de rodapé, indicando titulação, nome por extenso da instituição à qual está vinculado e endereço eletrônico para contato. (Obs. inserir informações sobre eventuais financiamentos relacionados ao trabalho) 

3. Abstract e Resumo - deve-se necessariamente incluir um abstract em inglês, e um resumo em português ou espanhol, em caso de artigo em português ou espanhol. Colocar a palavra Abstract/Resumo em Times New Roman 11, negrito, maiúscula para letra inicial, duas linhas abaixo do nome do autor, seguida de dois pontos. O texto-resumo deverá ser apresentado em Times New Roman 11, espaço simples, sem recuo. O resumo deve ter, no mínimo, 50 e, no máximo, 200 palavras.


Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por resumo.

4. Keywords/Palavras-chave – devem ser acrescentadas após cada resumo. Dar um espaço em branco. Fonte: Times New Roman 11, espaço simples. As palavras Keywords/Palavras-chave deverão estar em negrito, seguidas de dois pontos. Pede-se de 3 a 5 keywords em inglês e de 3 a 5 palavras-chave em português, separadas por ponto e vírgula.

 Obs.: Resenhas não devem ser acompanhadas por palavras-chave.

 

5. Súmula biográfica - Pede-se que o autor encaminhe uma breve nota biográfica indicando apenas sua área de atuação, instituição a que está vinculado, publicações que julgar mais relevantes e endereço eletrônico.

 

6. Texto – em Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. Usar espaçamento duplo entre o corpo do texto e subitens, ilustrações e tabelas, quando houver. Os artigos devem conter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres, incluindo referências bibliográficas e notas.

 

6.1. Parágrafos: usar tabulador (1,25 cm).

6.2. Subtítulos: Times New Roman 14, sem recuo, em negrito, só com a primeira letra em maiúscula. A numeração usada deve ser em algarismos arábicos. A referência bibliográfica não é numerada.

6.3 Tabelas e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir dentro do padrão geral do texto e no espaço a elas destinado pelo autor. Recomenda-se o uso de imagens em 72 px de resolução. Evitar o uso de imagens em grandes dimensões.

 

6.4. Notas devem ser evitadas. Quando necessário, devem aparecer ao pé da página, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento. Fonte: Times New Roman 10, espaço simples.

 

6.5. Ênfase ou destaques no corpo do texto – deve-se usar negrito. Para palavras em língua estrangeira, usar itálico. Evitar grifos.

 

6.6. Citações de até três linhas vêm dentro do corpo do texto entre aspas, (sem itálico), seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). Ex.: (Lotman, 1986, 61). Com mais de 3 linhas, com recuo de 1,25 cm em ambas as margens, sem aspas, sem itálico, espaço simples, também seguidas do sobrenome do autor, ano de publicação e página(s). As citações em língua estrangeira devem vir em itálico.

 

7. Anexos – devem ser evitados. Caso existam, devem ser colocados antes das referências bibliográficas, precedidos da palavra Anexos, maiúscula só na letra inicial e negrito, sem recuo e sem numeração. Quando constituírem textos já publicados, devem incluir permissão dos editores para publicação. Recomenda-se que anexos sejam utilizados apenas quando absolutamente necessários.

8. Referências bibliográficas – devem ser apenas aquelas referentes aos textos citados no trabalho. As palavras Referências bibliográficas só com a letra R maiúscula, em negrito, sem recuo.

Alguns exemplos de Referências bibliográficas

Livro

Frank, Joseph. Pelo Prisma Russo – Ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Edusp, 1992.

Capítulo de livro

Schnaiderman, Boris. “O Intraduzível Recriado”. In: Schnaiderman, Boris. Tradução, Ato Desmedido. São Paulo: Perspectiva, 2011, 22-25.

Artigo de periódico

Bernardini, Aurora. “A Tradução e Haroldo de Campos”. In: Revista de Estudos Orientais 05, 2006, 59-64.

Artigo de jornal

Schnaiderman, B. Permanência de Khlébnikov. In: Folha de S. Paulo, Caderno Folhetim. São Paulo, 30/10/1987.

Dissertação e tese

Carolinski, Flavia Cristina Moino. Aleksandr Nikoláievitch Afanássiev e o Conto Popular Russo. Dissertação de mestrado. FFLCH/USP, São Paulo:2008

Publicação Online – INTERNET

Toropov, Peeter.“Semiótica de la traducción, traducción de la semiótica”. In: Entretextos, 01, Granada: mayo 2003.
http://www.ugr.es/local/mcaceres/entretextos.htm

Títulos em Russo
Os títulos de publicações em RUSSO, citados no original, devem ser transliterados e acompanhados de sua tradução entre parênteses, como no exemplo a seguir:

Ivanov, V.. Rodnóie i Vseliénskoie (O Nacional e o Universal). Moscou: 1994, 318-324-352.


OBSERVAÇÃO FINAL:
A desconsideração das normas implicará a não aceitação do trabalho. Os artigos recusados não serão devolvidos ao(s) autor(es).

Todos os direitos reservados 2012 © RUS - Revista de Literatura e Cultura Russa