Home > Geral > Sistema Online para Revalidação / Reconhecimento de Diplomas

Sistema Online para Revalidação / Reconhecimento de Diplomas

GRADUAÇÃO: FEVEREIRO OU AGOSTO

MESTRADO OU DOUTORADO: DE FEVEREIRO A OUTUBRO

O BOLETO NÃO É GERADO AUTOMATICAMENTE. NOSSO SETOR IRÁ AVALIAR EM DOIS OU TRÊS DIAS ÚTEIS SE TODOS OS DOCUMENTOS FORAM INSERIDOS CORRETAMENTE. DOCUMENTAÇÃO INCOMPLETA OU FORA DO PRAZO NÃO TERÁ ENCAMINHAMENTO.

Para utilizar nosso sistema CLIQUE AQUI

PASSO A PASSO

IMPORTANTE: O PASSO “A” PODE SER FEITO A QUALQUER MOMENTO DO ANO. OS PASSOS “B” E “C” SÓ PODERÃO SER EFETUADOS DURANTE OS PERÍODOS NOS QUAIS O SISTEMA ESTIVER ABERTO.

A. CRIAR CHAVE DE ACESSO

1. Na primeira vez que acessar nosso SISTEMA, clique em OBTER CHAVE DE ACESSO.
2. Preencha com seu e-mail e repita os caracteres de segurança, clicando em continuar.
3. A chave de acesso será enviada dentro de alguns minutos no seu e-mail.
4. Após receber a chave de acesso, CLIQUE AQUI, preencha o e-mail cadastrado e chave de acesso recebida para ir à tela de inscrição inicial. (Não tente entrar em Acesso Restrito pois é somente para funcionários / A chave de acesso deve ser inserida exatamente como no e-mail, respeitando maiúsculas e minúsculas, e evite confundir letras e números parecidos)

B. CADASTRAR DADOS PESSOAIS E DO DIPLOMA A SER REVALIDADO/RECONHECIDO

5. Clique em Cadastro
6. Preencha com atenção e corretamente todos os campos e clique em salvar. (O nome não pode ser abreviado / é obrigatório preencher um endereço válido, ainda que no exterior)

C. ENVIAR OS DOCUMENTOS

7. Clique em Formulário.
8. Imprima o documento e assine.
9. Clique em Arquivos.
10. Insira os documentos obrigatórios e todos os opcionais que forem relevantes no seu caso (Alguns documentos podem ser divididos e inseridos em vários arquivos separados em virtude do tamanho máximo permitido).
11. Quando tiver certeza de que anexou todos os documentos necessários, clique no botão de Enviar na tela inicial.
12. A Seção de Revalidação avaliará se todos os documentos foram devidamente incluídos. Isso pode demorar de um a dois dias úteis. Qualquer incorreção impedirá a continuação do processo. Neste caso, será informado por e-mail e na tela de inscrição quais documentos deverão ser reenviados.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Não aceitaremos correções ou inscrições fora do prazo. Em caso de pendência na documentação, certifique-se de clicar no botão de Enviar Cadastro/Arquivos na tela inicial DEPOIS DE FAZER AS ALTERAÇÕES SOLICITADAS.

D. PAGAMENTO DO BOLETO

13. Estando toda a documentação de acordo, o boleto estará disponível para pagamento na tela de inscrição.
14. Uma vez que o pagamento tenha sido confirmado será gerado um Processo virtual que será enviado para Avaliação.

E. ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

15. Na página de inscrição, você poderá conferir o número do seu processo e a Situação em que ele se encontra.
Em análise na DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS
Em análise na PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO
Em análise na COMISSÃO DE GRADUAÇÃO ou PÓS-GRADUAÇÃO
Em análise por um DOCENTE
16. A critério da unidade podem ser solicitados documentos ou traduções adicionais, além da realização de provas no caso de revalidação de Graduação. Essas solicitações serão informadas por e-mail.

F. DECISÃO FINAL

17. No fim do processo, sendo aceito o pedido, será solicitado o diploma original para ser apostilado e registrado, e deverá ser paga uma taxa de registro do diploma.
18. No caso do pedido ser negado, será possível entrar com recurso, no caso de não concordar coma decisão.
19. Não é possível ter mais de um pedido na USP para um mesmo diploma, nem recorrer mais uma vez no caso do recurso ser negado pelo Conselho.

OBSERVAÇÕES

CHAVE DE ACESSO
A chave de acesso é pessoal e única. Não a forneça para terceiros.
É possível iniciar pedidos de revalidação ou reconhecimento para vários diplomas que você possua, com o mesmo e-mail e senha. Apenas clique em Inserir 2º Diploma (se houver). Cada diploma terá sua lista de documentos e taxas.

DADOS PESSOAIS
Nome: completo e de acordo com seu RG, RNE/RNM ou Passaporte. Não pode estar abreviado.
Endereço: obrigatório, ainda que resida no exterior (neste caso, deixe CEP, bairro e cidade em branco).
Em caso de estar em situação de refúgio no Brasil, não esqueça de selecionar SIM no campo refugiado.

DADOS DO DIPLOMA
A Instituição de Ensino está organizada por país e em ordem alfabética. É possível que a encontre na lista com a nomenclatura na língua original ou em português. Tenha certeza de que não encontrou a Instituição de Ensino na qual estudou antes de preencher por extenso.
Só preencha a Instituição e País se não encontrar a instituição na lista.
O título do diploma estrangeiro deve ser escrito conforme está no diploma (ex. Bachelor of Arts, Docteur, etc.).
A data de expedição encontra-se normalmente no canto inferior do diploma.

DOCUMENTOS
Documentos que estiverem divididos em vários arquivos poderão ser organizados através da ordem de apresentação. Numere-os de acordo com a ordem que deverão ser abertos e lidos pelos professores.
Documentação incompleta ou fora do prazo não gerará processo e não terá encaminhamento.

BOLETO
Verifique os valores vigentes na tela de inscrição inicial, clicando em valores.
A taxa de registro do diploma só será cobrada no fim do processo, no caso do pedido ser aprovado.
Não há devolução das taxas em qualquer hipótese.
Refugiados residentes no Estado de São Paulo terão garantida a isenção da taxa, desde que insiram corretamente o documento de refúgio e o comprovante de residência.

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO E DECISÃO FINAL

Não há como prever por quantos setores o processo passará dentro da Unidade.
Nenhuma decisão será disponibilizada no site, durante o processo.

Rua da Reitoria, 374 – 4º andar

Cidade Universitária – São Paulo – SP