Home > Diretrizes da CAA para concursos docentes em língua estrangeira

Diretrizes da CAA para concursos docentes em língua estrangeira

DIRETRIZES DA CAA PARA CONCURSOS DOCENTES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

1. Concursos em que o inglês ou o espanhol estiverem sendo propostos como língua adicional considerar-se-ão automaticamente autorizados pela CAA nas seguintes condições:

a. O edital deve mencionar explicitamente a possibilidade de candidatos realizarem as provas na língua mencionada;

b. No encaminhamento da solicitação à CAA, a unidade deve certificar expressamente seu conhecimento de que não poderá valer-se da indicação em concurso de um candidato estrangeiro, ainda não fluente em português, como forma de requisitar novos cargos docentes;

c. A unidade deve garantir, nos concursos em que houver candidatos concorrendo em inglês ou espanhol, que a banca examinadora seja constituída de forma a garantir isonomia aos candidatos, com a inclusão de membros que tenham domínio da língua estrangeira em epígrafe. Da mesma forma, não poderá haver prejuízos ao candidato que optar por fazer as suas provas em português.

d. A Unidade deverá certificar-se de que, no caso de um candidato que realizou provas em língua estrangeira ser indicado, que ele se torne fluente em português em 2-3 anos.

2. Concursos em que outras línguas estejam sendo propostas para os concursos da carreira docente serão avaliados individualmente pela CAA, respeitadas as mesmas condições explicitadas no item anterior.

Reunião do Co2

Rua da Reitoria, 374 – 4º andar

Cidade Universitária – São Paulo – SP

CEP 05508 – 220


 

Email: sg@usp.br

Tel: 11 3091-3414

Produzido por USP Mídias Online
© 2011 - USP - Universidade de São Paulo