Home > Perguntas mais frequentes

Perguntas mais frequentes

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS PLANILHAS PARA SOLICITAÇÃO DE CARGOS DE PROFESSOR TITULAR À CAA

Tabelas 3 e 7

1. No item “Nº de Projetos de Pesquisa com apoio de agências de fomento”, podem ser incluídos os projetos, dos alunos orientados, no período que receberam bolsa?

R: Não, devem ser registrados apenas os projetos de pesquisa que obtiveram apoio de agências de fomento. As informações sobre bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado já são computadas nas colunas em que se registram as orientações concluídas.

2. No item “Produção Científica – Trabalhos Completos em Eventos”, deve-se informar os resumos publicados em anais de congressos e periódicos?

R: Devem ser incluídos artigos completos publicados em anais de eventos, com revisão por pares, categoria muito comum e importante de publicações científicas em áreas como Engenharia e Computação. Não devem ser incluídos resumos publicados em anais de congressos e periódicos.

3. No item “Produção Científica – Periódicos Indexados (ISI)”, devem ser listados apenas os artigos científicos publicados em periódicos indexados na base ISI ou devem ser incluídos, também, os publicados em periódicos indexados em outras bases?

R: A CAA contabiliza os artigos completos publicados em revistas científicas com corpo editorial e revisão por pares, indexadas em bases conhecidas, não necessariamente a ISI. A CAA entende que a diversidade de áreas de atuação da Universidade resulta em especificidades típicas de cada especialista. Neste sentido as Unidades devem indicar, como nota ao final das Tabelas 3 e 7, quais os critérios adotados na contabilização dos artigos publicados.

4. No item “Nº de Projetos de Pesquisa com apoio de agências de fomento – Membro de Equipe (projetos grande porte)”, o que se entende por projetos de grande porte? São aqueles projetos com muitos pesquisadores envolvidos ou são projetos que envolvem altos recursos financeiros?

R: Por projetos de grande porte entendem-se aqueles desenvolvidos em rede de colaboradores, como por exemplo, Projetos Temáticos ou CEPIDs, no âmbito estadual, Projetos PRONEX e Institutos do Milênio, em âmbito nacional, ou mesmo projetos internacionais, como os apoiados pela Comunidade Européia, nos quais o docente é membro da equipe ou coordenador. O montante financeiro envolvido não é, necessariamente, o que define os projetos de grande porte.

 

Tabelas 2 e 6

5. No item “Carga Horária Semanal Média em Disciplinas ministradas”, como deverá ser feito o cálculo da carga horária semanal média em disciplinas ministradas na pós-graduação?

R: A carga horária semanal média deve ser calculada como o número total de horas-aula ministradas pelo docente no ano, dividido por 30 (número de semanas letivas no ano), tanto na graduação como na pós-graduação. Finalmente, deve ser citada a totalização média ao longo dos últimos 5 anos. A intenção deste indicador é mensurar o engajamento típico do docente nas atividades didáticas.

6. No item “Nº Alunos Orientados e/ou Supervisionados – IC”, as orientações de monografias podem ser consideradas como Iniciação Científica?

R: Não, este item deve conter somente orientações de iniciação científica.

7. No item “Nº de Alunos Orientados e/ou Supervisionados – IC”, deve-ser citado apenas o número de alunos orientados na IC com bolsa ou pode ser citado, também, a orientação e supervisão dos alunos monitores sem bolsa?

R: Devem ser incluídos apenas os alunos que estão sendo orientados em programas de Iniciação Científica, com ou sem bolsa; supervisão de estágios ou monitorias não devem ser incluídos.

 

Tabela 6

8. Se a Unidade tiver Professor Associado em RTC, docente em outra Universidade, deve-se informar apenas a produção e os bolsistas de Iniciação Científica vinculados à USP ou pode-se considerar, também, os dados vinculados à outra instituição?

R: O objetivo da CAA é avaliar o mérito e excelência acadêmica dos potenciais candidatos ao cargo de Professor Titular. Desta forma, as Tabelas devem ser preenchidas com toda a produção acadêmica e científica dos associados, tanto na USP quanto externa.

 Imprimir Imprimir

Reunião do Co2

Rua da Reitoria, 374 – 4º andar

Cidade Universitária – São Paulo – SP

CEP 05508 – 220


 

Email: sg@usp.br

Tel: 11 3091-3414

Produzido por USP Mídias Online
© 2011 - USP - Universidade de São Paulo