Linhas de Pesquisa

Linha 1: MODELAGEM, PROJETO E ANÁLISE DE SISTEMAS LOGÍSTICOS SUSTENTÁVEIS

Abrange o desenvolvimento e uso de métodos quantitativos para projeto, geração e análise de sistemas logísticos sustentáveis.

PROJETO 1.1. Localização e Dimensionamento de Centros de Distribuição
Desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos, incluindo análise de decisão com múltiplos critérios, para localização e dimensionamento de instalações de distribuição física de produtos.

PROJETO 1.2. Projeto de Redes de Suprimento sustentáveis
Objetiva desenvolver e validar modelos quantitativos para auxiliar o projeto e a análise de redes físicas de instalações logísticas em cadeias de suprimento. Inclui aspectos de redução da emissão de gases de efeito estufa na cadeia de suprimentos.

PROJETO 1.3. Roteirização e Programação da Distribuição Física
Desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos para roteirização de veículos e programação de entregas.

PROJETO 1.4. Simulação de Sistemas Logísticos
Desenvolvimento de modelos de simulação estocástica, determinística e de microssimulação para análise, dimensionamento e operação de sistemas logísticos e logística urbana.

PROJETO 1.5. Confiabilidade, Disponibilidade e Segurança em Sistemas Logísticos
Desenvolvimento e aplicação de modelos quantitativos de sistemas logísticos resilientes.

Linha 2: GESTÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS LOGÍSTICOS SUSTENTÁVEIS

Abrange o estudo de questões associadas ao planejamento, gestão e operação de sistemas logísticos sustentáveis, como novas tecnologias, estratégias hierárquicas, sistemas de informação, indicadores, esquemas colaborativos e outros.

PROJETO 2.1. Integração da Cadeia Logística
Este projeto foca as relações externas das empresas que fazem parte do canal logístico. Temas associados envolvem seleção e uso de terceiros, tanto para manufatura como para operações logísticas, esquemas colaborativos e tecnologias de integração. Utiliza técnicas e métodos de pesquisa variados, desde análise estatística com surveys qualitativos até tecnologias de informação.

PROJETO 2.2. Planejamento e Gestão da Produção e Estoques
Desenvolvimento e implantação de modelos para tomada de decisões de planejamento da produção e de estoques nos sistemas logísticos. Inclui planejamento hierárquico, previsão de vendas e S&OP, gestão de estoques, armazenagem e scheduling.

PROJETO 2.3. Logística de Operações Humanitárias
Envolve o tema de logística para suporte a operações humanitárias, tanto do ponto de vista governamental (Federação, estados e municípios), como das várias ONG’s envolvidas neste tipo de atividade.

PROJETO 2.4. Logística do Agronegócio
Envolve o tema de logística para o agronegócio, com particular atenção às commodities agropecuárias e agroindustriais.

PROJETO 2.5. Logística de Megacidades
Envolve o tema de logística para grandes centros urbanos, com particular atenção aos países de economias emergentes ou em desenvolvimento.

PROJETO 2.6. Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas aos Sistemas Logísticos
Envolve o tema de novas tecnologias de informação e comunicação (RFID, GPS, sensoriamento, sistemas de informação geográfica, Big Data) aplicadas a problemas logísticos.