contato

agenda

icons

Circuito TUSP de Teatro em São Carlos

Entre os meses de setembro e outubro de 2012, o Teatro da Universidade de São Paulo dá continuidade ao programa Circuito TUSP de Teatro, que mescla apresentações convencionais com exibições em espaços alternativos buscando a proximidade e a interação com o público.
O evento é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas nos campi da Universidade de São Paulo, em parceria com outros espaços públicos no interior do estado. Nesta oitava edição o evento será realizado nas cidades de São Paulo, Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos com apresentações gratuitas.
A Cia. Hiato foi convidada pelo TUSP e abrirá as apresentações com a peça Cachorro Morto. As peças O Direito de Cantar, da Cia Maria Gorda, Marie, da Cia Marie de Teatro e Santiago Morto, da Estação Teatro foram selecionadas por edital público e completam apresentações. Em São Carlos também será apresentada a peça Travessia, do Grupo Tecelagem
Além das apresentações serão realizadas cinco intervenções urbanas nomeadas Cidades através do Espelho que será coordenada por Verônica Veloso, mestre em artes pela ECA USP e integrante do Coletivo Teatro Dodecafônico. Em São Paulo será realizada de 12 a 15 de setembro das 10 às 13h.

Sinopses

Cachorro Morto | Cia. Hiato – 19.09 – 21h

Livremente inspirada em The Curious Incident of the Dog in the Night-time, Nascido num Dia Azul, de Daniel Tammet, e A Música dos Números Primos, de Marcus du Sautoy, o espetáculo questiona nossa forma de pensar e a incansável compulsão por “entender”. Ao multiplicar o protagonista nos corpos de cinco atores, a cena nos convida a mergulhar na mente singular de um jovem portador da Síndrome de Asperger. Mais que mostrar uma disfunção psiquiátrica, a peça busca retratar um mundo de construções impossíveis, padrões matemáticos e diferentes relações afetivas.
Duração: 60 minutos | Classificação: livre

Marie | Cia Marie de Teatro - 20.09 – 20h

Inspirado no poema A Infanticida Marie Farrar, escrito por Bertolt Brecht em sua juventude, o espetáculo cria e percorre a trajetória da jovem Marie, empregada desde criança numa velha pensão, que assassina seu próprio filho depois de pari-lo sozinha no banheiro dos serventes. Nos subúrbios da cidade, uma revolta constante e ininterrupta inflama o horizonte.
Duração: 60 minutos | Classificação: 12 anos

Santiago Morto | Estação Teatro – 21.09 – 20h

Em meio a um povoado em carne viva morreu um homem. Qual o espaço que a fatalidade ocupa em nossa existência? De que maneira os nossos atos ou os encadeamentos casuais possibilitam o absurdo? Inspirado em Crônica de uma Morte Anunciada, de Gabriel Garcia Márquez, o espetáculo conta a história do assassinato de Santiago Nasar – uma tragédia anunciada e concretizada dentro de um povo frente ao acaso.
Duração: 75 minutos | Classificação: 12 anos

O Direto de Cantar | Maria Gorda Produções – 22.09 – 20h

Toda uma geração ainda se lembra dos sucessos da época de ouro do rádio. Em contrapartida, acostumados que estão a seus fones de ouvido e Ipods, seus netos nem imaginam que o rádio era um móvel que ocupava local de destaque nas casas de família. O Direito de Cantar tem por objetivo promover esse encontro de gerações, apelando ao drama e a comédia que sustentam o interesse pela dramaturgia – ontem e hoje.
Duração: 60 minutos | Classificação: livre

Travessia | Grupo Tecelagem – 23.09 – 20h

O Grupo Tecelagem nasce em 2006, em Jacareí (SP), e em 2011 transfere suas atividades para a capital. As produções do grupo têm tido como ponto de partida os estudos de transposição da literatura, tais como Velho Mar, da obra de Hemingway, e Monóculo, sobre a obra de Marguerite Duras e de Gaston Bachelard. Travessia baseia-se em contos de Sagarana e Primeiras Histórias, de Guimarães Rosa, com direção e interpretação de Paulo Willians.

Duração: 60 minutos | Classificação: livre

Workshop São Paulo através do Espelho – De 19 a 21.09 | 10 às 14h e 22.09 | 14 à 17h | Tenda Móvel

As oficinas Cidades Através do Espelho, coordenadas por Verônica Veloso, buscam mostrar ao cidadão outro ponto de vista sobre os espaços públicos da cidade, refletindo sobre o modo de apropriação e a relação com estes espaços.
A partir de um recorte urbanístico local, o objetivo é que o grupo interaja com os marcos arquitetônicos e espaços de circulação, a fim de revelar a dissonância do discurso contemporâneo sobre a cidade.

Serviço

Onde: Tenda Móvel | Campus I da USP | São Carlos
Avenida Trabalhador são-carlense, 400
Gramado ao lado do Ginásio/ Salão de Eventos
Entrada lateral pela Rua dos Inconfidentes, 85.
Quando: de 19 a 23/09 | 20h
Gratuito

Os comentários estão fechados.