contato

icons

Edição nº 5 da revista aParte XXI é indicada ao prêmio da CPT

Montagem sobre capa da revista, ilustração do Coletivo Raga.

A edição nº 5 da Revista aParte XXI, editada pelo Teatro da USP, foi indicada ao prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro – CPT 2012 na categoria publicação dedicada ao universo do teatro: suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares.

A revista aParte surgiu em 1968 como a publicação do Teatro dos Universitários de São Paulo, sob a coordenação editorial de Flavio Império e André Gouveia, no calor do movimento estudantil daquele momento de nossa história. Naquele ano foram publicadas duas edições.
Após quarenta e três anos, o Teatro da USP – TUSP, agora órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, retoma a ideia da publicação da revista aParte e lança sua terceira edição em dezembro de 2010, e a quarta em setembro de 2011.
Em 28 de  agosto de 2012 foi lançado o  quinto número da revista aParte XXI e  deu-se início à reflexão – sem data para se encerrar – acerca daquilo que a comissão editorial entende ser condição exigente ao fenômeno teatral: sua existência pública.

Nesta edição, principiou-se por chamar à cena vozes diversas e significativas do teatro paulista e brasileiro, que, dissonantes ou não, evidenciam questões a serem problematizadas, convidando assim nosso leitor a articulá-las.
As vibrantes experiências de convívio relatadas por graduandos da Escola de Comunicações e Artes da USP que acompanharam a I Jornada de Teatro Universitário do TUSP também fazem complementam a edição  e, por meio de textos e ensaio fotográfico, montam e desmontam possibilidades em torno da constituição de práticas e pensamentos que se preocupem com a investigação das peculiaridades e potências do teatro universitário.

Neste número, as ilustrações – que ficaram por conta do coletivo Raga (antigo Agravantes Cachorro do Mato e os Famigerados), grupo formado por estudantes do curso de artes visuais da Unesp – procuram enfatizar o sentido de uma prática artística gerada num âmbito eminentemente coletivo, com pontos de vista e materialidade que se constituem e se amplificam por via desse tensionamento.

Também foi publicado um artigo negado – por questões de política editorial – pelo jornal O Estado de São Paulo acerca da cultura teatral no Irã e que, a título de abertura de debate, coloca em jogo questões complexas, que vão dos processos de ideologização e censura de mercado às consequências estéticas e políticas implícitas nisto.

Por fim, publicamos a peça inédita Bagagem, de autoria do dramaturgo Leonardo Moreira e premiada pelo projeto Seleção Brasil em Cena – Novos Talentos da Dramaturgia Brasileira, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (RJ, 2007), oferecendo ao leitor a oportunidade de conhecer um dos primeiros textos de um autor que, junto à Cia. Hiato, vem se destacando na investigação poética da imaginação, da lembrança e do esquecimento, desafiando a esfera cotidiana e atual a se projetar ao campo dos afetos, numa intrincada relação entre o real e o imaginário.

Exemplares da revista são distribuídos gratuitamente na secretaria do TUSP.

Confira todos os indicados do 2º semestre de 2012

Os comentários estão fechados.