contato

icons

Workshop “Aproximação ao Distanciamento de Brecht” no TUSP

O Teatro da USP realiza de 17 a 21 de junho, das 10 às 14h, o workshop Aproximação ao distanciamento de Brecht. A oficina, gratuita, será ministrada pela atriz e diretora Laura Brauer e as inscrições serão realizadas, no período de 27/05 a 03/06, pelo e-mail laurabrauer@hotmail.com. Os interessados deverão enviar currículo e carta de interesse. Serão selecionados 15 participantes.

A oficina, dividida em cinco encontros, tem o objetivo de gerar um espaço para a reflexão e diante da ação conjunta possibilitar aos participantes interações que façam o corpo pensar, deem peso à palavra e transformem o ator em interlocutor do espectador.

Um teatro para quem? Para dizer o quê?
- Escolher
- Refletir sobre a fábula.
- Questioná-la.

O intuito é buscar o sentido do discurso para a sua realização, fazer do palco um reflexo que permita um olhar crítico e preparar a cena para que daí advenha à análise e desta forma construir um teatro crítico que dialogue e não um que “diga”, que esteja à frente e não atrás de seu público.

Atividades

Exercícios brechtianos preparatórios. Encenações que estimulam o pensamento crítico. Trabalho de atuação com cenas. Análise da ação. Diálogo ator-personagem-distância. Pensamento crítico em cena. Trabalho para evidenciar contradições. Debate e problematização em torno das temáticas tratadas. Observação crítica e análise. Aproximação com o material teórico.

– Introdução. Aproximação ao distanciamento de Brecht (1 aula)
Primeira distância com a fábula: narração. Enunciação da ação. Trabalho de conscientização acerca das alternativas. Escolhas. Chegar à atitude, enunciar a atitude.
– Teatro didático ou teatro de aprendizagem (2 aulas)
Desmecanização do corpo e postura ideológica. Exploração de outras possibilidades expressivas. Trabalho com cenas, focalização da fábula: decidir o que contar da personagem, para quem e para quê. O que se quer ensinar? Exploração de meios para pôr em cena aquilo que se escolheu como primordial.
– Teatro épico. Abordagens rumo a um teatro dialético (2 aulas)
Mostrar e evidenciar a alienação e a liberdade de cada personagem. Busca do ponto de vista “historizante”. Tentativa de identificar o espectador em sua condição de sujeito transformador e transformável da e pela sociedade. Conscientização do que se faz para desnaturalizá-lo como inamovível e inquestionável. Não se trata de simplificar a caracterização, mas de desdobrar a contradição. Distanciamento. Sempre é em primeira pessoa (eu-ator), sempre em terceira pessoa (o autor/o personagem/o outro).

Período e Local

Quando | De 17 a 21.06.13, 10h às 14h.
Onde | Sala Experimental Plínio Marcos – TUSP.
Rua Maria Antônia, 294 Consolação – São Paulo, SP
Próximo ao Metrô Santa Cecília

De 27.05 a 03.06.13.
15 vagas.
Enviar currículo e carta de intenção para o e-mail laurabrauer@hotmail.com.
O resultado da seleção será divulgado no site do TUSP no dia 12.06.

Laura Brauer é atriz, diretora e professora de interpretação. Formou-se na Argentina como atriz e professora de teatro, no colégio superior de arte do teatro e comunicação Andamio ’90. Tem também formação em técnicas de Teatro do Oprimido com Augusto Boal (Brasil) e Jana Sanskriti (Índia), dentre outros.
Recebeu bolsa da Secretaria de Cultura de la Nación para realizar investigação sobre técnicas do ator de Bertolt Brecht, em Berlim e da Academia de Arte de Berlim. Coordena o projeto de teatro do Oprimido “Actuarnos Otros”, e formou o grupo de mesmo nome, com o qual trabalha até hoje, participando em festivais nacionais e internacionais.
Como atriz, destaca-se seu trabalho no grupo Des Armadero Teatro, que recebeu os prêmios de melhor peça e melhor atriz no segundo festival de monólogos de La Tigra – Chaco, com a peça Objeto-Mulher, dentre outros.
Foi responsável pela organização do I Encontro sobre “A Possível Atualidade de Brecht”, na Andamio ’90. É professora titular da escola Andamio ’90 e oferece cursos sobre Teatro do Oprimido e sobre as propostas de Brecht, dirigidos a professores, atores e estudantes. Recentemente foi incorporada como investigadora na Associação Argentina de Investigadores e Críticos de Teatro da Argentina (AINCRIT).
Participou dos cursos da escola de teatro “Ernst Busch” (Berlim) com Carmen Maja Antoni e realizou o workshop de teatro documentário “Theatre and History. History Coun ts” com Hans Werner Kroessiger no Berliner Festspiele na Alemanha.

Os comentários estão fechados.