contato

agenda

icons

Espetáculo O Rio

O_Rio_vitrine

…uma terra reduzida a sua areia,
terra onde as coisas vivem a natureza de pedra”.
João Cabral de Melo Neto

Baseada na obra de João Cabral de Melo Neto, a peça O Rio, do Teatro Didático da Unesp, será apresentada no TUSP a partir de 28 de junho, às 21h. A encenação, que foi um dos destaques da Mostra Experimentos 2013, fica em cartaz até 14 de julho.
A encenação de O Rio, realizada pelo Teatro Visual da Unesp, encontrou na obra do autor pernambucano a inspiração para refletir e manusear alguns conceitos do teatro visual por meio da criação cênica. O espetáculo não é ilustração do poema, mas uma criação autônoma que estabelece um diálogo de segundo grau com o texto no sentido da apreensão do conteúdo das imagens que são retrabalhadas na forma de signos teatrais.
O Rio, que na obra do poeta é narrador, neste novo contexto é subsumido à percepção do espectador – que não o observa em cena, mas o intui por meio da secura da areia que cobre todas as dimensões do espaço. O Rio não está em cena, o que se observa é um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira.
Em meio a areia que domina o espaço, bonecos feitos de papel, quando manipulados, na delicadeza de seus movimentos, mostram a vida por meio da matéria inerte. No jogo entre os diferentes elementos que compõem a cena – texto, atores, bonecos, objetos – e que são equacionados no mesmo nível de importância na encenação, a sintaxe cabralina, em segundo plano, inspira a sintaxe visual, em primeiro plano, do Teatro Didático da Unesp, que, conjugados, resultaram em um espetáculo de imagens requintadas e imbuídas de poeticidade.

Sinopse

A encenação inspira-se na obra de João Cabral de Melo Neto para trabalhar conceitos do teatro visual. Não se trata, no entanto, da ilustração do poema. O espetáculo é uma criação autônoma na qual o rio se subsume à percepção do espectador, que não o observa em cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformam-se em metáforas da condição humana ante uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.

Ficha Técnica

Direção | Wagner Cintra Elenco | Bruno Maldegan, Caio Ceragiolli, Felipe Michelini, Guemera, Guilherme Conradi, Pedro Cobra Trilha Sonora Original | Felipe Zacchi Fotografia | Nadja Kouchi Design Gráfico | Dani Desirrê

Serviço

O Rio
De 28 de junho a 14 de julho de 2013
Sextas e sábados, 21h | Domingos, 20h.
Duração: 45 min. | Indicação de faixa etária: Livre.
Onde: Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP – 01222-010
Tel. 11 3123-5233 | Site: www.usp.br/tusp | Facebook: www.facebook.com/teatrodauspoficial
Twitter: www.twitter.com/tusp_online
Metrô Santa Cecília
Capacidade – 98 lugares
Preços – R$ 10,00 (Inteira) e R$ 5,00 (Meia)*

A aquisição dos ingressos para espetáculos em cartaz no TUSP pode ser feita duas horas antes do início do espetáculo. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.

*Meia-entrada | Para estudantes mediante apresentação de carteirinha ou comprovante de matrícula válido para o ano vigente; para maiores de 60 anos; professores e funcionários da USP mediante apresentação de carteirinha ou hollerith; professores da rede pública estadual e municipal mediante apresentação de hollerith ou carteira funcional emitida pelas respectivas Secretarias de Educação.

Estacionamento
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.

Os comentários estão fechados.