contato

agenda

icons

Selecionados: Workshop “Aproximação ao Distanciamento de Brecht”

O Teatro da USP divulga a relação dos selecionados para o workshop “Aproximação ao Distanciamento de Brecht” que será ministrado pela atriz e diretora Laura Brauer de 17 a 21 de junho de 2013, das 10 às 14h.

1. Otacilio Alacrán
2. Luiz Altieri
3. Beatriz Calló
4. Adao Freire Monteiro
5. Alice Fonseca
6. Murilo Gaules
7. Daniel Martins
8. Ana Elisa Mello
9. Jacqueline Mendes
10. Raiane Oliveira
11. Armindo Pinto
12. Andrea Ramires
13. Leticia Rodrigues
14. Mariana Soutto Mayor
15. Maria Lucia Tome Branco
16. Maria Tuca Fanchin

Conforme solicitação da ministrante os selecionados deverão trazer um texto que acreditem para defendê-lo (o formato e o autor são de escolha livre). Todos deverão trazer roupa confortável, caderno, caneta e lápis.

Segue abaixo o conteúdo do workshop

– Introdução. Aproximação ao distanciamento de Brecht (1 aula)
Primeira distância com a fábula: narração. Enunciação da ação. Trabalho de conscientização acerca das alternativas. Escolhas. Chegar à atitude, enunciar a atitude.

– Teatro didático ou teatro de aprendizagem (2 aulas)
Desmecanização do corpo e postura ideológica. Exploração de outras possibilidades expressivas. Trabalho com cenas, focalização da fábula: decidir o que contar da personagem, para quem e para quê. O que se quer ensinar? Exploração de meios para pôr em cena aquilo que se escolheu como primordial.

– Teatro épico. Abordagens rumo a um teatro dialético (2 aulas)
Mostrar e evidenciar a alienação e a liberdade de cada personagem. Busca do ponto de vista “historizante”. Tentativa de identificar o espectador em sua condição de sujeito transformador e transformável da e pela sociedade. Conscientização do que se faz para desnaturalizá-lo como inamovível e inquestionável. Não se trata de simplificar a caracterização, mas de desdobrar a contradição. Distanciamento. Sempre é em primeira pessoa (eu-ator), sempre em terceira pessoa (o autor/o personagem/o outro).

Período e Local

Quando | De 17 a 21.06.13, 10h às 14h.
Onde | Sala Experimental Plínio Marcos – TUSP.
Rua Maria Antônia, 294 Consolação – São Paulo, SP
Tel. (11) 3123-5233
Próximo ao Metrô Santa Cecília

Os comentários estão fechados.