contato

icons

Laboratório Palavra Muda com Ausgang de Teatro e Jorge Larosa

O Teatro da USP realiza de 24 a 27 de julho de 2013 o Laboratório Palavra Muda, organizado pelos professores Jorge Larosa Bondía, da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona e José Batista (Zebba) Dal Farra, do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. O laboratório é composto por dois encontros gratuitos, com Jorge Larrosa e o grupo Ausgang de Teatro, e quatro apresentações.

Os encontros gratuitos estão limitados a 20 participantes e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail tuspline@usp.br, a partir de 12/07 e ficarão abertas até 17 de julho. No campo assunto deverá constar “Laboratório Palavra Muda” e no corpo do e-mail uma simples carta de interesse. Todos os selecionados para o laboratório também deverão acompanhar, gratuitamente, as apresentações noturnas. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de julho, às 18h.
As apresentações que ocorrerão no período noturno são abertas ao público e limitadas a 78 lugares. Os ingressos terão o custo de R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada).
Palavra Muda é uma ação teatral teórico-prática e sua proposta se instaura no trânsito entre a pesquisa acadêmica e a obra artística, no campo de contato entre universidade e sociedade, e, portanto, no campo da extensão cultural.
O laboratório objetiva uma reflexão sobre a espessura poética das palavras e sua potência criadora, em confronto com a condição utilitária de mera informação, em um cenário de esvaziamento da presença e da experiência.
O impulso inicial do trabalho é o texto “Carta de Lord Chandos”, do austríaco Hugo von Hofmannsthal, na qual Lord Chandos descreve a seu amigo Francis Bacon os sintomas de uma estranha doença em que as palavras se esfarinham na boca como cogumelos podres. O rastro desta enfermidade atravessa o século XX e alcança dimensões de pandemia nesta sociedade que chama a si mesma do conhecimento, da informação e da comunicação. Poucos se deram conta, e é a esses poucos que temos que escutar. Em busca desta escuta, o “Laboratório Palavra Muda” propõe diálogos teatrais teórico-práticos da “Carta” com fragmentos de obras de alguns destes autores.

Confira a programação completa:

24.07 – quarta-feira
20-22h | O Silêncio dos Animais – de Marguerite Duras e John Maxwell Coetzee.
25.07 – quinta-feira
14-17h | Encontro com Jorge Larrosa e Ausgang de Teatro.
20-22h | O Mundo como um Texto que já não diz – de Peter Handke e Valère Novarina.
26.07 – sexta-feira
20-22h | Humano Inumano – de Clarice Lispector e José Luis Pardo.
27/07 – sábado
14-17h | Encontro com Jorge Larrosa e Ausgang de Teatro.
19-22h | Apresentação rapsódica de todas as sessões.

Ficha Técnica

Elenco | Maria Simões, Divino Silva, Aline Alves, Carlos Silva, Carolina Martins, Coletivo Mapa Xilográfico: Milene Valentir, Diga Rios, Tábata Costa, Jorge Larrosa, Zebba Dal Farra Vídeo | Elaine Pontes Perturbação Teórica e Cura | Jorge Larrosa Direção | Zebba Dal Farra.

Laboratório Palavra Muda
De 24 a 27 de julho de 2013 – Quarta a sábado
Encontros – limitados a 20 participantes com inscrições prévias | 25 e 27/07, das 14 às 17h.
Apresentações – De 24 a 26/07, das 20 às 22h e 27/07, das 19 às 22h.
Capacidade – 78 lugares
Preços – R$ 20,00 (Inteira) e R$ 10,00 (Meia)*

Onde: Teatro da USP | Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP – 01222-010
Tel. 11 3123-5233 | Site: www.usp.br/tusp | Facebook: www.facebook.com/teatrodauspoficial
Twitter: www.twitter.com/tusp_online
Metrô Santa Cecília

A aquisição dos ingressos para espetáculos em cartaz no TUSP pode ser feita duas horas antes do início do espetáculo. As formas de pagamento aceitas são dinheiro e cheque.

*Meia-entrada: Para estudantes mediante apresentação de carteirinha ou comprovante de matrícula válido para o ano vigente; para maiores de 60 anos; professores e funcionários da USP mediante apresentação de carteirinha ou hollerith; professores da rede pública estadual e municipal mediante apresentação de hollerith ou carteira funcional emitida pelas respectivas Secretarias de Educação.

Estacionamento
O estacionamento Mariauto, no número 176, tem acordo com o teatro e o público tem desconto mediante apresentação de carimbo (do TUSP) no comprovante de entrada.

Os comentários estão fechados.