contato

agenda

icons

Projeto CEPECA

De 17 a 21 de julho de 2013, sempre às 20h, será apresentado gratuitamente no TUSP o Projeto CEPECA com a exibição de trabalhos e investigações cênicas realizadas pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Experimentação Cênica do Ator da ECA-USP. A organização do projeto é de Renata Mazzei Batista e a coordenação e vice-coordenação geral ficam a cargo de Armando Sérgio da Silva e de Eduardo Tessari Coutinho, respectivamente. Após cada apresentação será realizado um bate-papo com público.

Confira abaixo a relação dos trabalhos e o cronograma:

Demonstrações de Processos
17.07 – Quarta-feira – 20h

- Trajetórias Coreográficas em Processo I – de Tatiana Melitello
Com base na pesquisa sobre o fenômeno coletivo de compartilhamento de espaços em lugares de passagem na cidade de São Paulo, a obra “Trajetórias Coreográficas em Processo I” explora a construção de espacialidades por meio de trajetórias coreográficas a partir da relação entre o corpo e o ambiente urbano.

Sinopse
Neste solo de dança contemporânea, a intérprete recria a ação do caminhar em constantes desvios observados nos espaços destinados ao transito provisório de pessoas na cidade por meio de trajetórias coreográficas encadeadas pelo fluxo condutor do movimento espiral.

Direção e Interpretação | Tatiana Melitello
Trilha Sonora | Winston Kurtz e Tatiana Melitello
Fotos | Edson Kumasaka
Duração | 20 minutos.

- Amour – de Joana Barbosa

Sinopse
O esquete se utiliza da linguagem da meia-máscara – como proposta na pedagogia de Teatro Físico de Jacques Lecoq – para contar a história de um homem e uma mulher que se encontram pela primeira vez e se apaixonam perdidamente. Amor, medo, orgulho, entrega e angústia são alguns dos sentimentos vivenciados pelos personagens.

Gênero | Comédia.
Direção | Joana Barbosa.
Duração | 20 minutos.

- Relação entre Effort de Rudolf Laban e a dramaturgia – de Gisela Martins Lourenção

Sinopse
A pesquisa trata da relação de Esforço, conceito de Rudolf Laban, e a dramaturgia. Como identificá-lo diretamente no texto teatral para que sua transposição para o palco aconteça naturalmente?
Duração | 20 minutos.

18.07 – Quinta-feira – 20h

- A Dramaturgia do Espaço no Processo de Criação do Ator – de Ipojucan Pereira da Silva

Sinopse
Uma pesquisa destinada a esclarecer a relação corpo/espaço na fomentação de poéticas cênicas. O eixo referencial é a espacialidade nas encenações contemporâneas e o objeto de estudo é o atuante e os procedimentos gerados pela influência do ambiente cênico na construção do texto espetacular.

Elenco | Ipojucan Pereira e Rudson Marcello.
Duração | 10 minutos de apresentação e 10 minutos de exposição.

- Experimentação cênica ressoante das práticas de Meditação Ativa de Osho – um caminho para o ator em sua totalidade – de Vera Lucia Ribeiro

Sinopse
A pesquisa se propõe a investigar as técnicas de meditação ativa de Osho como um caminho para colocar o corpo do ator em estado total e criativo. Pretende dialogar com os fundamentos de Capra O Tao da Física e os procedimentos práticos e estudos teóricos de Grotowski.

Atuação e Concepção | Vera Lucia Ribeiro.
Duração | 30 minutos.

- Interlocuções: o jogo como base para radicalização da estética teatral e do processo criativo de escrita da dramaturgia do ator – de Rogério de Moura

Sinopse
Fruto de questionamentos sobre o processo de interlocução estética do espectador com a obra teatral, o projeto é estimulado por estudos da Teoria da Estética da Recepção, produção de textos e o jogo teatral fomentado por constatações de ambiência e das formas como ocorre a interrelação ator/espectador no teatro contemporâneo.
Duração | 30 minutos.

Espetáculos
19.07 – Sexta-feira – 20h

- Nau do Asfalto – de Evinha Sampaio

Sinopse
Nau do Asfalto é o resultado cênico do projeto de doutorado Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica que partiu da observação do movimento dos corpos loucos, corpos dos doentes mentais que vivem nas ruas de São Paulo. Durante o processo de criação foram acrescentados seus discursos, os anteparos – elementos cênicos – e brincadeiras de rua da infância da intérprete.

Duração | 50 minutos, com debate no final.

20.07 – Sábado – 20h

- Os Filhos da Dita – de Camila Scudeler

Sinopse
Recuperando a biografia de uma geração para descobrir a poesia da história, o espetáculo narra a situação do Brasil antes do golpe de 1964 e o ambiente político que o gestou.

Elenco | Camila Scudeler e Ana Maria Quintal
Direção | Sérgio Santiago
Dramaturgia | Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal
Duração | 65 minutos.

Demonstrações de Processos
21.07 – Domingo – 20h

- A Individualidade Criativa do Ator no Trágico Cotidiano – de Maritza Farias Cerpa

Sinopse
Apresentação de experimento cênico resultado da pesquisa de mestrado, em que um grupo de atrizes amadoras encena o que para elas significa o conceito de “trágico cotidiano”.

Duração | 30 minutos.

- Estação de Treinamento e Detalhamento da Cena via Pré-jogo: A Exposição da Prática e Conceitos Operadores do Ateliê do Ator-Encenador – de Rejane K. Arruda

Sinopse
Introdução de conceitos da pesquisa e demonstração do trabalho para o detalhamento da cena.

Duração | 40 minutos

A aquisição dos ingressos para eventos gratuitos é realizada uma hora antes do início.

Os comentários estão fechados.