contato

icons

I Bienal Internacional de Teatro da USP: Realidades Incendiárias

De 31 de outubro a 15 de dezembro, a cidade de São Paulo recebe a I Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo: Realidades Incendiárias, realizada pelo Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A Bienal traz ao público da cidade uma seleção de experiências do teatro contemporâneo nacionais e internacionais que se destacam por desafiar os padrões estéticos vigentes e por retratar realidades incendiárias diferenciadas. Além de espetáculos, a Bienal traz também atividades de reflexão e formação, como minicursos, workshops e conferências.

Fazem parte da Bienal nove espetáculos teatrais, sendo cinco internacionais e quatro nacionais. Os espetáculos internacionais são: 66 Minutes in Damascus (Líbano), de Lucien Bourjeily; Mi Vida Después (Argentina), de Lola Arias; The Island, do grupo The Freedom Theatre (Cisjordânia), com direção de Gary M. English; Damned be the Traitor of his Homeland (Eslovênia), parceria entre o Mladinsko Theatre e diretor Oliver Frljic; e Macbeth – Leila and Ben: a Bloody History (Tunísia), de Lotfi Achour. Representam a produção nacional: BadenBaden, do Coletivo Baal (Santa Catarina) e direção de Vicente Concilio; Arqueologias do Presente: a Batalha da Maria Antônia, de Cristiane Zuan Esteves e do coletivo OPOVOEMPÉ (São Paulo), realizada especialmente para o TUSP; Pulsão, criação de Marcos Bulhões e do Desvio Coletivo (São Paulo); e Outro Lado, do grupo Quatroloscinco (Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria), de Minas Gerais.

Bienal oferece  ainda workshops de dramaturgia, com o argentino Santiago Serrano e com as dramaturgas britânicas Gurpreet Bhatti e Lisa Goldman, além de workshops com alguns dos diretores participantes da Bienal. Fazem parte da programação conferências e minicursos com os convidados Jorge Dubatti (Argentina) e Joshua Sobol (Israel), uma programação especial sobre o grupo palestino The Freedom Theatre, uma leitura cênica da obra Ghetto, de Joshua Sobol, rodas de espectadores em que serão discutidos os espetáculos, além de encontros e partilhas entre os diretores participantes da Bienal.  Todos estes eventos são gratuitos e abertos ao público.

A programação completa pode ser consultada no catálogo impresso da Bienal e no site do evento.

Espetáculos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Conferências, partilhas incendiárias, curtos-circuitos e rodas de espectadores: gratuitos.

Os comentários estão fechados.